Falando entre vós... Efésios 5.15-21

De repente fomos surpreendidos por algo jamais visto em toda a humanidade. De todas as pestes, terremotos, tsunamis, guerras e pandemias nenhuma se igualou a esta COVID 19.

O tempo em que ela se manifesta é tempo de total avanço tecnológico, meios de comunicação com todas as facilidades, celulares conectados, ciência em grande desenvolvimento, mas nenhum desses mecanismos oferecem solução para combater ou limitar o avanço desse vírus.

As orientações de todos os meios de comunicação são claras e muito auxiliam para evitar o contagio. Além de todos os cuidados com a higienização, evitar tocar os olhos, nariz e boca sem a devida higienização das mãos, a principal delas é ‘fique em casa’ e evitar contato com pessoas que não moram com você. Isso é chamado de isolamento social.

Esse tempo de permanecer em casa está um tanto quanto prologando e produzindo ‘stress’. Os fatores que implicam no desajuste são muitos: Pais que viam seus filhos por poucas horas, quase sempre no período noturno e no final de semana, agora são obrigados a passar o dia todo juntos, a semana toda, o mês todo e estamos caminhando para os meses e possivelmente o ano.

Esse convívio ‘obrigatório’ impõe criatividade e muita habilidade. Uma busca por sites mostrará inúmeras sugestões sobre ‘o que fazer em casa durante a pandemia’ e a lista é sugestiva: Artes e artesanatos, oportunidade de descobrir habilidades e criatividades. Jogos de tabuleiro, xadrez, dominó e outros. Quebra-cabeça pode envolver todos na busca da peça certa para aquele espaço entre milhares de outras peças. Tarefas domésticas podem ser atribuídas para todos os membros da família, inclusive as crianças.

Oportunidade de arrumar e organizar aquele armário ou cômodo que há muito pede para ser cuidado. Música, tempo de aprender algum instrumento ou de cantar no ritmo, na melodia e harmonia.

Esse texto da Palavra de Deus tem o propósito específico de orientar o modo como todas as ações acima alinhadas podem e devem ser feitas. ‘Vede prudentemente como andais’ é uma advertência para ‘ser sábios’ e não ‘néscios’. A identificação é que os dias são maus. E de fato, os noticiários escancaram toda a maldade do ser humano nesse tempo de pandemia. Ligar o mínimo a TV e os outros meios de comunicação e selecionar bem o que assiste.

Destaco o versículo 19 ‘falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais’. Um bom exercício e procurar os textos bíblicos que apoiam ou inspiraram o ‘cântico espiritual’, por exemplo: Em todo tempo eu bendirei ao Senhor, sempre estará em meus lábios o seu louvor’ (Salmo 34); outro: ‘se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados’ ( 1 João 1.9).

Outro exercício que poderá ser feito com as crianças é musicar algum versículo bíblico. Foi assim que surgiram muitos músicos. Estimulados na infância por iniciativas que pareciam apenas entretenimento, resultaram em poetas e músicos, Há ainda que considerar o grande benefício que os próprios adultos recebem.

Há ainda a memorização de versículos. Podendo até mesmo estabelecer prêmios para quem memorizar o maior numero de versículos na semana (um bombom ou um sorvete de presente). É assim que o salmista declara ‘guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti’ Salmo 119.97

Outro exercício que pode ser feito é trabalhar o sentido de cada frase do texto bíblico daquele dia. Nesse caso seria perguntar: o que significa pra você (qual o sentido pra você) ‘vede prudentemente como andais? Será que podemos desenhar (fazer uma figura dessa frase)?

A leitura das cartas paulinas, ou outros livros da Bíblia. Cada membro da família lê um trecho em voz alta e explica o sentido do texto lido.

Na medida em que nos aventuramos, refletindo e criando sobre a palavra de Deus novas ideias surgem. Resultados surpreendentes de como esses textos marcarão a vida de todos especialmente de nossas crianças.

Faça um diário de todas as ações, registrando detalhes da experiência de cada. Tenha um caderno ou um diário para as anotações.

Nesse tempo (longo e incerto) de pandemia, quando devemos guardar o máximo possível o isolamento e ficarmos em casa para não contrairmos o vírus e nem sermos vetores, devemos desenvolver toda a habilidade para ‘falarmos entre nós com salmos e hinos e cânticos espirituais’.

Que o Senhor continue a derramar suas bênçãos sobre seus filhos e guardar o seu povo de todo o mal.

Rev. Paulo Bronzeli
Pastor titular da Primeira Igreja Vida em Cocalzinho - GO
Diretor e Professor do Seminário Vida
https://mvida.org.br/seminario-vida/

2024, Igreja Presbiteriana do Tatuapé