No Reino do Messias haverá paz sem fim

Quando a Bíblia apresenta o Reino do Messias, ela sempre o faz em contraste flagrante com a vida sob a presença e influência do pecado. Por isso, as descrições do Reino, em geral , apontam para os efeitos transformadores deste Reino em nossa realidade sensível mais direta.

Assim sendo, um dos temas recorrentes do Reino na Bíblia é a "Paz"!

"Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou" - Jo 14.21a: Foi assim que Jesus definiu o modo como seu Reino se manifestaria entre nós, ou seja, por meio da promoção de um estado de vida, classificado por uma paz, que seria em tudo diferente da paz passageira deste mundo, pois teria repercussões de eternidade sobre todos nós.

O profeta Isaías anunciou que o Reino do Messias aconteceria com base fundamental na própria pessoa do Rei, cujo nome apresentado para o estabelecimento do seu governo é um forma de definir o próprio caminho que ele seguiria: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” - Is 9.6. Neste sentido, podemos dizer que a “Paz” não é somente uma consequência do seu reino, mas uma derivação de quem Ele É!

Por isso, a afirmação de Isaías caminha na seguinte direção: “Ele estenderá o seu governo e haverá paz sem fim” - Is 9.7a

O que significa que a condição da experiência natural sob o governo do Messias é a do viver em completa paz.

A paz é o modo de se viver no Reino. Pois o que Cristo faz, quando nos dá consciência do seu reinado sobre nós, quebrando o medo produzido pelo pecado, é nos oferecer uma fé que provoca um sentimento de conforto nas coisas da vida, que supera as aflições que ainda sentimos no mundo caído, a ponto de podermos dizer, o mesmo que Paulo: “(...) aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” - Fp 4.11b

Neste mesmo contexto, Paulo diz que essa paz de Deus nos conduzirá a partir do âmago de nossa própria alma: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” - Fp 4.7. O que esperamos é que a vida com Cristo nos conceda uma forma de pensar que produza um sentimento constante de paz em nossas experiências de vida. Esse é o Reino que já começou em nosso coração.

Rev. Mauricio Nepomuceno
Pastor Efetivo da Igreja Presbiteriana do Tatuapé

2024, Igreja Presbiteriana do Tatuapé