“O Pastoreio de Cristo e a Esperança da Vida”

Eu sou o bom pastor! O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas!” (João 10.11). Estas lindas e confortantes palavras foram proferidas pelo nosso Senhor. Elas nos fazem sentir o conforto e a paz necessárias para que a nossa vida neste mundo se encha de uma esperança que jamais acaba.

Cristo é o bom pastor que te protege - Ovelhas precisam de um pastor, alguém que lhes ajude a encontrar o caminho do aprisco, que é o lugar de segurança. O texto bíblico diz que Ele chama as suas ovelhas pelo nome e para dentro deste aprisco de segurança. Jesus te conhece muito bem, sabe exatamente o que seu coração precisa para que você siga feliz e seguro neste mundo. Estando perto de Cristo não corremos riscos e nos sentiremos mais em paz: “Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama as suas próprias ovelhas pelo nome e as conduz para fora. Depois de levar para fora todas as que lhe pertencem, vai na frente delas, e elas o seguem, porque reconhecem a voz dele (João 10.3-4).

Cristo é o bom pastor que te alimenta - Um dos passos decisivos da vida com Cristo é a percepção de que precisamos nos alimentar espiritualmente. Isso significa que você não pode negligenciar a necessidade de se aproximar da sua fé, com desejo de crescimento e amadurecimento. Crentes precisam compreender cada vez mais e melhor o que significa a sua relação vital com Cristo. O que garante que você irá crescer e amadurecer na fé é que Ele é o bom pastor que te alimenta. Cristo te dará experiências e palavras que modelarão o seu coração de uma maneira que o transformará: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, sairá e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (João 10.9-10).

Cristo é o bom pastor que dá a vida por você - a Bíblia enfatiza a sua mensagem mais gloriosa: Deus enviou o seu Filho para morrer pelos nossos pecados (João 3.16). Essa expressão é a mais importante afirmação da fé Cristã. Cristo é o nosso bom pastor, porque ele oferece a sua própria vida para que você tenha vida. Por causa dos nossos pecados, a nossa relação com Deus era de afastamento e inimizade. Nosso bom pastor, nos trouxe de volta à comunhão com o Pai, por meio da oferta da sua vida, como pagamento pelo nosso pecado: “Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas (João 10:14-15).


Rev. Mauricio Nepomuceno
Pastor Efetivo da Igreja Presbiteriana do Tatuapé

2024, Igreja Presbiteriana do Tatuapé